Como funciona a panela de pressão

Numa panela normal a água começa a ferver aos 100ºC mas numa panela de pressão não é isso que acontece porque a panela prende o vapor aumentando assim a pressão dentro da panela chega mesmo a ser o dobro da pressão atmosférica. Como a pressão é muito elevada a água só começa a ferver a temperaturas próximas do 120ºC isto irá fazer com que os alimentos sejam cozidos com muito maior rapidez. Mas para que o vapor de água não escape para fora a panela é muito bem fechada tem apenas uma válvula para controlo de pressão caso essa válvula não existisse a panela não seria segura porque a pressão iria chegar a níveis insustentáveis. Agora que já sabem como funciona a panela vou vos dar uma dica quando a agua já está a ferver não adianta colocar o gás no máximo porque a temperatura já não sobe mais, nessa altura coloquem o gás no mínimo e tem o mesmo resultado com um consumo muito mais baixo de gás, ajudando assim o ambiente.
Uma outra utilização da panela de pressão é para esterilizar objectos embora existam aparelhos fáceis para isso a panela de pressão é um esterilizador que qualquer pessoa pode ter em casa.  Existem muitos tipos de panela de pressão eléctrica gás etc…

Cuidados com a panela de pressão

Dependendo do tipo de panela os cuidados podem ser diferentes mas normalmente não se deve encher a panela de pressão mais de metade deve se ter o pipo bem desentupido normalmente todas as panelas de pressão tem também umas manhas para celar. Deve-se deixar o vapor sair antes de abrir a panela lembre-se também de adaptar as suas receitas à panela de pressão, os tempos de cozedura são três vezes mais rápidos normalmente. Deve também substituir a junta da panela todos anos e fazer uma verificação de vez em quando. Deverá ainda ler devera ler o manual de instruções da sua panela de pressão qualquer que seja o fabricante (fagor , silampos , tefal ) só assim saberá ao certo os cuidados que deve ter Deverá também ver se  panela de pressão suporte o quer cozinhar (polvo, frango, pudim, leite condensado arroz).

Escolher a capacidade da minha panela de pressão ?

As panelas de pressão são concebidas para adaptar-se consoante a família Ou seja  se a sua família tem entre uma e quatro pessoas deverá escolher panelas entre 3 e 4,5 litros, se a sua família tem entre 4 e seis pessoas devera escolher panelas de 6 litros,  se tem entre 6 a 8 pessoas deverá escolher uma de 7,5 ou 8L, se a sua família for muito grande e tiver entre sete a dez pessoas deverá escolher uma panela de dez litros.

Panela de Pressão